terça-feira, 2 de outubro de 2012


Faço Parte!
Meio ambiente é um tema transversal nas escolas. O que significa isso? Significa que não existe uma disciplina chamada Meio Ambiente, um professor dessa disciplina ou um conteúdo específico a ser estudado.
Entretanto, por ser um tema transversal, cabe a todos os professores trabalhá-lo, buscando formar cidadãos conscientes e responsáveis com a preservação da vida no Planeta. Isso representa um desafio para a escola! Como trabalhar o tema? Que enfoque dar? Qual o conhecimento dos professores sobre o assunto? Ações como o plantio de árvores, recolhimento e separação de resíduos, estudos sobre a poluição e o desmatamento são suficientes?
 Na EMAC, historicamente, há uma preocupação com o tema e muitas ações já foram desenvolvidas, porém há a necessidade de se traçar metas avaliáveis, de se trabalhar a sustentabilidade, o consumo consciente, a poluição da água, terra e ar.....
 Nesse sentido, em 2012, já tivemos uma “Formação” com integrantes do Coletivo Jovem do RS sobre a implantação da Agenda 21 na escola. Na oportunidade, percebemos quanto ainda temos de fazer.
 Cabe-nos agora dar os próximos passos, pois numa área de tanta importância, é fundamental que exista um projeto de trabalho com definição de atitudes, habilidades e competências a serem desenvolvidas. É preciso não andar em círculo, é preciso avançar, e isso só será possível se cada integrante da comunidade escolar fizer a sua parte.
Sabe-se da importância de um raio de luz na escuridão, mas  sabe-se também que as pequenas ações repetidas por muitos fazem uma grande diferença na questão ambiental. Isso quer dizer que precisamos de cada um e, ao mesmo tempo, precisamos de todos.
Os integrantes do Fique por Dentro, ao avaliarem a reportagem especial sobre a questão ambiental, concluíram que foi muito importante conhecer a realidade e compartilhá-la com os leitores, assim deram sua pequena contribuição. Ao mesmo tempo, perceberam o quanto ainda há por conhecer.
Por isso, caros leitores, aguardem, pois temos muito mais para dizer. Hoje, por exemplo, um de nossos temas é a violência entre jovens. Ecologia social! Leia e envolva-se. Todos fazemos parte das causas e conseqüência de um desequilíbrio estrutural que precisa ser transformado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário