terça-feira, 18 de setembro de 2012


HISTÓRIAS QUE SURGEM DE UMA REALIDADE

Fazer a leitura do mundo! Sim é importante, mas será possível? Como fazer? Qual a realidade a ser lida? Há algum modelo a seguir? Ler a realidade com crianças e adolescentes é possível sem que se dirija o olhar, sem que se dirijam as conclusões?
Pois o desafio lançado ao grupo de repórteres estudantis na tarde do dia 17 de setembro foi: Vamos conhecer uma empresa que trabalha com resíduos recicláveis?
Sair da escola sempre é bom, principalmente em grupo. Indagados sobre seus conhecimentos sobre o assunto, sacudiram os ombros... Não sabiam nada, não faz parte de sua área de interesse!
Porém, munido de câmeras fotográficas, entrevistas previamente elaboradas, lá foi o grupo descobrir que a três km da escola um ex-aluno da EMAC fundou uma empresa que compra e vende material reciclável, que esse negócio é rentável, que esse empreendedor emprega 12 pessoas, que se orgulha de retirar do meio ambiente 90 toneladas de resíduos por mês!
Foi uma leitura de mundo? Foi olhar para o que é visto diariamente, foi perceber que é importante separar os resíduos nas residências para que o mesmo seja reaproveitado, foi começar a pensar sobre o assunto!
Você saberá detalhes desta leitura em nossa próxima edição, quando serão postados textos  e a reportagem feita.