quarta-feira, 27 de abril de 2011

A Monarquia



A Monarquia é a forma de governo onde o poder supremo está nas mãos de uma só pessoa. Já foi adotada, há muitos séculos, por quase todos os Estados do mundo. Com o passar dos séculos ela foi sendo gradativamente enfraquecida e abandonada. Quando nasce o Estado Moderno a necessidade de governos fortes favorece o ressurgimento da Monarquia, não sujeita a limitações jurídicas, onde aparece a Monarquia Absoluta.

Aos poucos, vai crescendo a resistência ao Absolutismo e, já a partir do final do século XVIII, surgem as Monarquias Constitucionais. O rei continua governando, mas está sujeito a limitações jurídicas, estabelecidas na Constituição, surge ainda outra limitação ao poder do Monarca, com a adoção do parlamentarismo pelos Estados Monárquicos.

A maioria das monarquias de hoje são constitucionais, onde o Rei/Rainha exerce apenas o poder executivo paralelo dos poderes legislativos e judiciário, temos com exemplo: a Bélgica (Rei Alberto II, Primeiro-Ministro Yves), Holanda (Rainha Beatriz, Primeiro-Ministro Mark), Suécia (Rei Carlos XVI Augusto e Primeiro-Ministro Fredrik), Reino Unido (Rainha Elisabeth II e Primeiro-Ministro David Cameron).

Mas falando em Monarquia.... já é notícia que o sucessor do trono do Reino Unido - United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland, William se casará com a plebeia Kate, no dia 29 de abril. (aguarde notícia no blog).

(Prof. Waldir, com conteúdo do site http://www.coladaweb.com/ - Acesso em 25.04.2011)