segunda-feira, 10 de setembro de 2012


É preciso ser criativo!
Na escola, uma competência imprescindível é a criatividade, pois a  todo momento novos desafios exigem novas respostas e soluções. Isso em todas as funções: na direção, no trabalho pedagógico, nas atividades de apoio, na atividade discente, nos projetos...
Em nosso “ Fique por Dentro”, a cada semana, somos desafiados a exercitar  nossa criatividade na definição da pauta, na produção dos textos e na seleção de imagens.
Entretanto, de um tempo para cá, enfrentamos uma grande concorrente: a atração pela internet, pelos jogos eletrônicos e pelas redes sociais, em especial o facebook.  Nossos jornalistas estudantis já chegam cegos para entrar na internet e está difícil até de obter sua atenção para a elaboração da pauta. Uma vez definida, os jovens tratam de escrever o texto rápida e pobremente para logo acessar a página que os atrai de modo irresistível. De nada tem adiantado as conversas, proibições e sermões das coordenadoras. Outra atração emburrecedora é a de copiar e colar o que alguém já fez, portanto está pronto, e copiar é muito mais fácil que pensar e produzir. E aí, o que fazer?
Na próxima edição vamos buscar uma alternativa: sairemos da escola para fazer uma reportagem! Vamos visitar a empresa de reciclagem de resíduos pertencente a um ex-aluno da escola e que atualmente compra os materiais recicláveis coletados. Vamos ver se assim avançamos! Na situação proposta, tudo será criado: do ângulo das fotos ao enfoque dado aos textos.  

Você está convidado a conferir e avaliar nosso trabalho na segunda-feira, dia 24 de setembro, uma vez que não editaremos o jornal na próxima segunda-feira, quando será nossa saída a campo.