terça-feira, 6 de setembro de 2011

UM MOSAICO DA PLURALIDADE CULTURAL NA EMAC
Construir conhecimento é um dos grandes desafios da escola, mas nem sempre pode ser visualizado como está sendo durante o desenvolvimento do Projeto da XX Mostra Artística e Literária com o tema “ Um olhar sobre o Índio”.  Foi muito feliz o Corpo Docente ao escolher o tema, pois realmente há muito que olhar sobre sua cultura, sua sabedoria, sua ecologia.
O incrível é que tudo está aí, à nossa frente, mas como cegos, não enxergamos. 
Foi necessário buscar material em nossa Biblioteca para descobrir a riqueza dos documentários sobre os Índios do Brasil, não só os do passado, mas os do presente, aqueles que nos contam como vivem, aqueles que ainda sabem falar suas línguas, dançar, cantar, curar com ervas.
 Foi necessário visitarmos a aldeia Kaingang, incrivelmente escondida aqui mesmo, em Farroupilha, para nos depararmos com a doçura e a generosidade desse povo que escolheu esta terra para morar, por haver ouvido, de seus antepassados, que a terra de depois do Rio das Antas uma vez pertenceu a sua tribo.
 Foi necessário ousar uma excursão às Ruínas de São Miguel para perceber que os alunos e suas famílias valorizam, sim, viagens de estudo, e estão dispostos a investir na aprendizagem através delas.
 Essa é uma outra forma de descobrir nosso civismo, nosso amor  à Pátria. Estudando e aprendendo, nos tornamos cidadãos.  Dessa forma estamos conhecendo e valorizando culturas tão importantes quanto a nossa. Estudando, estamos vencendo preconceitos. Aprendendo, nos tornamos mais compreensivos, mais fraternos, e, acima de tudo, com nosso conhecimento poderemos nos tornar agentes de mudança, sementes para um novo mundo.