segunda-feira, 28 de maio de 2012


A CAMINHO DA REFLEXÃO
Grupo de Professores e alunos participantes da Agenda 21
Toda vez que se pensa, se reflete, há um ganho. Mesmo que haja discussões, opinião divergente, sempre se cresce, pois, como dizia Nelson Rodrigues: “ Toda a unanimidade é burra.” Infelizmente, os momentos para discussão, planejamento e avaliação são raros, pela própria estrutura do trabalho escolar: professores trabalham em horários diferentes, trabalham em mais de uma escola, não há turno destinado ao planejamento. Nas reuniões pedagógicas agendadas no Calendário Escolar, há tantas questões para definir, que assuntos relevantes muitas vezes não são tocados.
 Na semana que passou, em dois momentos, os professores foram convidados a refletir, no dia 22, no trabalho sobre a Agenda 21 Escolar, ao refletir através do diagnóstico, se a escola é ou não sustentável e no dia 25, sexta-feira, quando um grupo de professoras participou do Seminário Antidrogas. 
Da mesma forma, os alunos também, quando param e são questionados, ou podem expressar-se, precisam tomar posição e decidir, jamais esquecem e assim enriquecem suas vivências. Foi o que ocorreu quando refletiram sobre o PNDL, Programa Nacional do Livro Didático e ouviram do representante de uma editora como ocorre a escolha e distribuição dos livros didáticos. Ao fazerem o cálculo dos valores gastos apenas nesta escola, os usuários dos livros compreenderam o investimento feito na educação apenas através deste programa e pensaram que isso poderia ser feito de outra forma.
Hoje, ao elaborar a pauta dessa edição, houve um verdadeiro fórum de discussões com assuntos importantes e polêmicos sobre os quais nossos jornalistas estudantis escreveram seus textos.
Você sabia, por exemplo, que aos bairros São Luiz e São Francisco será anexado um imenso loteamento para o qual será usada uma extensa área rural? Como ficarão as árvores, os animais, toda a biodiversidade ali existente?
Essas e outras matérias estão disponíveis nesta edição.  Boa leitura.