O mundo mudou, a escola também precisa mudar!
Faz parte da natureza,
aprender! É natural que a criança comece
a andar ao completar um ano, a falar um pouco mais tarde, a ir ao banheiro, a
alimentar-se, a lavar as mãos... Aprende também a conviver e tantas outras
coisas!
Todas essas aprendizagens se
dão sem a sistematização do conteúdo, se dão pelo desejo, pela imitação, pela
própria necessidade de aprender.
A escola, por outro lado, busca
ensinar à criança conteúdos considerados importantes e necessários para que ela
se transforme em cidadã, para que ela, mais tarde, seja capaz de exercer uma
função capaz de prover seu sustento e lhe proporcionar uma vida digna.
Esse ensino, por muitos anos,
esteve centrado na figura do professor cujo papel era a transmissão e
sistematização de informações.
Entretanto, com o advento das tecnologias da
informação e comunicação, houve uma mudança vertiginosa, uma vez que os
estudantes, desde a mais tenra idade recebem uma carga imensa de informações
através de cores, movimentos, músicas, palavras, símbolos...
E a escola? Será que seu papel
continua o mesmo? Pode ela ignorar todos
os avanços e continuar a transmitir ensinamentos? Ou precisa utilizar as novas
tecnologias para auxiliar os estudantes a fazer uso das mesmas para aprender
muito mais?
Nesta edição, você vai conhecer
o trabalho que está sendo desenvolvido pelas turmas 701 e 702 sobre o
transporte ferroviário através de uma Webquest- metodologia desenvolvida nos
EUA- onde os estudantes são desafiados a buscar na WEB a resposta a questões
formuladas pelos educadores, vai saber também como estudantes de sétima e
oitava série compreenderam o significado de uma Dissertação de Mestrado ao
assistir a sua apresentação em uma instituição universitária. Conhecerá também,
entre outros assuntos que retratam o cotidiano escolar, opiniões sobre a falta
de empatia e sensibilidade expostas em redes sociais e em agressões a colegas
em sala de aula.
Leia, pense e manifeste suas
opiniões comentando nossos conteúdos!
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