quinta-feira, 21 de junho de 2012


O mundo mudou, a escola também precisa mudar!
Faz parte da natureza, aprender!  É natural que a criança comece a andar ao completar um ano, a falar um pouco mais tarde, a ir ao banheiro, a alimentar-se, a lavar as mãos... Aprende também a conviver e tantas outras coisas!
Todas essas aprendizagens se dão sem a sistematização do conteúdo, se dão pelo desejo, pela imitação, pela própria necessidade de aprender.
A escola, por outro lado, busca ensinar à criança conteúdos considerados importantes e necessários para que ela se transforme em cidadã, para que ela, mais tarde, seja capaz de exercer uma função capaz de prover seu sustento e lhe proporcionar uma vida digna.
Esse ensino, por muitos anos, esteve centrado na figura do professor cujo papel era a transmissão e sistematização de informações.
 Entretanto, com o advento das tecnologias da informação e comunicação, houve uma mudança vertiginosa, uma vez que os estudantes, desde a mais tenra idade recebem uma carga imensa de informações através de cores, movimentos, músicas, palavras, símbolos...
E a escola? Será que seu papel continua o mesmo?  Pode ela ignorar todos os avanços e continuar a transmitir ensinamentos? Ou precisa utilizar as novas tecnologias para auxiliar os estudantes a fazer uso das mesmas para aprender muito mais?
Nesta edição, você vai conhecer o trabalho que está sendo desenvolvido pelas turmas 701 e 702 sobre o transporte ferroviário através de uma Webquest- metodologia desenvolvida nos EUA- onde os estudantes são desafiados a buscar na WEB a resposta a questões formuladas pelos educadores, vai saber também como estudantes de sétima e oitava série compreenderam o significado de uma Dissertação de Mestrado ao assistir a sua apresentação em uma instituição universitária. Conhecerá também, entre outros assuntos que retratam o cotidiano escolar, opiniões sobre a falta de empatia e sensibilidade expostas em redes sociais e em agressões a colegas em sala de aula.
Leia, pense e manifeste suas opiniões comentando nossos conteúdos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário